SOLIDARIEDADE | "Déjà Lu", Livraria Solidária

dezembro 27, 2017

Uma das minhas resoluções para o novo ano é: Ler mais. Vou definir como objectivo ler cerca de 15 livros em 2018, desafio que será estabelecido no Goodreads assim que terminar o ano e espero, sinceramente, ser capaz de o cumprir. Não fui muito ambiciosa no número, é verdade, mas deve-se ao facto de saber que já será um verdadeiro desafio ler a quantidade a que me comprometi. Não gosto de ler por obrigação, mas sim à medida que me é possível e que a minha disposição e tempo livre permitem. Por isso, deixei a fasquia no mínimo e vou aproveitar o meu novo ano literário da melhor forma. 


No dia 26, ainda a desfrutar das férias de Natal com a família, fomos passear até Cascais e aproveitamos para conhecer um espaço que junta a ideia de vender livros em segunda mão, a um projecto solidário: a livraria Déjà Lu. Fica dentro do Forte da Cidadela, em Cascais, e tem uma vasta colecção de livros já lidos: desde os mais recentes, aos clássicos literários; dos premiados, aos pouco ou nada famosos; livros impecáveis ou de aspecto muito usado. Existe um pouco de tudo, a preços muito convidativos. Vi verdadeiras pechinchas a 1 e 2€ e são raros os livros que ultrapassam os 10€. O melhor de tudo? 100% do valor da venda dos livros reverte para a Associação Portuguesa dos Portadores de Trissomia 21.

A ideia surgiu de Francisca Prieto, autora do blogue Déjà Lu, que decidiu leiloar livros já lidos com o intuito de angariar verbas para a Associação Portuguesa dos Portadores de Trissomia 21. Depois da criação de uma associação sem fins lucrativos, Sofia - que tem uma filha com Trissomia 21 - abriu este espaço na Cidadela de Cascais, que conta com mais de 3000 livros doados, novos e usados. O objectivo máximo deste projecto solidário é a profissionalização dos jovens portadores de Trissomia 21, com vista à autonomia e integração na sociedade.


Ao entrar na livraria, ao cimo das escadas, senti-me confortável e com vontade de lá passar a tarde a folhear diferentes livros, sentada numa das poltronas que decoram as salas. O espaço não é grande, está dividido por duas salas, mas em cada canto encontramos estantes, prateleiras e caixas repletas de livros categorizados de forma original e com um toque de humor: livros para a tia que se emociona com tudo; para o tio que vive no passado; para adolescentes que não sabem o que ler; quaaase premiados; livros que se lêem de uma penada; livros que muito boa gente finge que já leu; e por aí fora. Encontram literatura estrangeira, portuguesa, poesia e livros para todos os géneros e idades.

Para perceberem o encanto deste espaço, têm mesmo de lá passar. A livraria Déjà Lu é um espaço pensado por e para amantes de livros, que gostam da sensação de folhear um livro novo, mesmo de páginas gastas e amareladas pelo sol.  É acolhedor, original e uma boa escolha para levar a família a passear, aproveitar a vista na baía de Cascais e terminar a tarde imerso noutras histórias.


 


Livraria Déjá Lu
Localização: Fortaleza da Cidadela, Avenida D. Carlos I, Cascais
Contactos: 924 058 238 | livraria.dejalu@gmail.com
Horário: Terça a Domingo, das 12h às 19h

Publicações Relacionadas

7 Comentários

  1. Uau não conhecia o espaço ainda pra mais tão perto de casa!
    Tenho que ir lá para comprar uns quantos livrinhos! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esta loja mas fiquei curiosa em visitá-lá!

    ResponderEliminar
  3. Eu apaixonei-me pelas fotografias que foste partilhando no Insta :)
    É pena ser tão longe de mim, porque adoraria visitar e trazer alguns comigo - inclusive alguns que vi nas tuas fotos e que quero mesmo muito!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Que espaço incrível! Desconhecia completamente, e será de passagem obrigatória quando for passear a esses lados! :) Adorei tudo, especialmente a categorização super original!

    ResponderEliminar
  5. Eu também vou tentar ler muito mais em 2018, este ano foi mesmo muito fraquinho a nível de leitura.

    Não conhecia, mas parece um local mesmo incrível para conhecer :)

    ResponderEliminar
  6. É uma das minhas livrarias preferidas! :D Além de todo o conceito associado, o espaço é maravilhoso e encontram-se livros a preços tão apetecíveis que uma pessoa fica logo em modo "shut up and take my money"!


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  7. Passei mais tempo do que aquele me me orgulho na Dejà Lu quando morava em S. João do Estoril.
    Adoro o conceito deles e, sempre que tinha um tempinho, escapulia até lá. Fiz imensas boas compras!

    ResponderEliminar