TELEVISÃO | Os Desenhos Animados da minha infância

junho 01, 2017


Num dos dias do mês de Março em que o tempo não convidou a passeios ao ar livre, mas sim a sofá e mantas, estava a fazer um rápido zapping na televisão, até que cheguei aos canais de animação e acabei por parar no Cartoon Network. Num momento de completo aborrecimento decidi assistir a qualquer programa que estivesse a dar no momento. Tristemente, seja porque já não tenho 5 ou 10 anos, ou porque os meus gostos e interesses televisivos se alteraram, não encontrei nenhum programa que me suscitasse interesse. Dias depois, em conversa com uma amiga, falamos sobre os Desenhos Animados da nossa infância e partilhamos quais os nossos favoritos. Entre diferenças e semelhanças, acabamos por viver uns minutos muito nostálgicos, a relembrar personagens caricatas, episódios marcantes e canções de abertura. 
Hoje, a propósito do Dia Internacional da Criança, partilho convosco alguns dos Desenhos Animados que marcaram a minha infância, por diversos motivos. Sintam-se à vontade para partilhar também os vossos programas de animação de eleição. E apertem os cintos para o que será uma breve viagem até aos meus anos '90. 
Quem se lembra do cão cor-de-rosa que tinha medo de tudo? Era o Courage e vivia com os seus donos  - um casal de idosos - numa propriedade no meio do nada. Em cada episódio Courage, Muriel e Eustace enfrentavam aventuras bizarras e paranormais, envolvendo criaturas sobrenaturais. Para mim tudo era um pouco assustador na série - a atmosfera, os bonecos medonhos e o suspense. Parece contraditório, um Desenho Animado para crianças, que tem por base o suspense e o terror. Mas a verdade é que a série entretinha e animava, pois apesar do pavor do Courage por tudo o que mexia, era hilariante acompanhar as suas aventuras a tentar salvar os donos das criaturas mais assustadoras. 

| Scooby-Doo (1969-1970)
E no seguimento de programas de animação que me arrepiavam de medo, não podia deixar de lembrar a dupla menos corajosa desta lista. O Shaggy e o Scooby preenchiam as minhas manhãs e lembro-me das gargalhadas que soltava enquanto assistia às aventuras da dupla na tentativa de resolução de mistérios, sempre à boleia da Mistery Machine - uma carrinha pão-de-forma azul e verde.  

| Tom & Jerry (1940-1967) 
É impossível falar de Desenhos Animados e não falar em Tom & Jerry. A dupla de rivais mais caricata de sempre. Era hilariante assistir às inúmeras tentativas do Tom na caça ao Jerry e nos seus falhanços consequentes por causa da perspicácia e alguma sorte do rato. Confesso que por vezes tinha pena do Tom. Mas, apesar de ser a eterna rivalidade entre gato e rato que dava vida à serie, eu adorava os momentos em que ambos demonstravam preocupação um pelo outro e quando colocavam as suas diferenças de lado com o intuito de atingir um objectivo em comum, ou pelo bem de terceiros.   

| Looney Tunes (1930-1969)
O universo Looney Tunes sempre ocupou um lugar de destaque na minha estante de cassetes. Eram várias as que coleccionava e gostava, especialmente, de uma versão que condensava duas cassetes numa mesma caixa. Lá dentro encontrava pequenos episódios com as personagens mais emblemáticas da série. O ícone Bugs Bunny ("Eh, what's up, Doc?") era uma das minhas personagens favoritas, no entanto muitos outros fizeram a minha infância muito alegre, como as duplas de rivais Coyote e Papa-Léguas (Bip Bip!) e Sylvester & Tweety ("I tawt I taw a puddy-tat!") e o Daffy Duck ("You're dethpicable.") .

| A Carrinha Mágica - The Magic School Bus (1994-1997)
Era fã da extravagante Professora Caracóis e das suas visitas de estudo, que de vulgares e normais nada tinham. Desejava secretamente que a minha professora primária fosse como a caracóis, cuja forma didáctica e única de ensinar ciências cativava até os mais preguiçosos. Cada episódio era uma aventura à descoberta de mais conhecimento, a bordo da carrinha amarela, que se transformava e adaptava a cada destino escolhido - fosse numa viagem pelo espaço, pelos oceanos ou à descoberta do corpo humano. Em cada viagem era explorado um novo tema, relacionado com a física, a química e a biologia e mantinha entretido e interessado qualquer pessoa que assistisse.

| Recreio (Recess, 1997-2001)
Lembro-me de ver o Disney Kids, na Sic, e esperar ansiosa pelo tocar da campainha, que anunciava o início da série. Na altura não tinha Disney Channel e o sábado era o dia em que podia assistir às aventuras e traquinices do Vince e dos seus cinco amigos, durante o recreio na Escola Primária. Lembro-me de adorar a Gretchen e de não gostar nada da rígida Miss Finster, que adorava estragar as brincadeiras das crianças no recreio e nutria um ódio especial pelo Vince.

| The Powerpuff Girls (1998-2005)
Não tinha uma única amiga que não gostasse das Powerpuff Girls e era imperativo ver e comentar cada episódio no A.T.L, depois da escola. A série acompanhava as aventuras de três raparigas com super-poderes, na constante tentativa de salvar a cidade de Townsville (*ler com a entoação do narrador) de crimes, monstros e do vilão Mojo Jojo. Criadas em laboratório pelo Professor, a Blossom, a Bubbles e a Buttercup eram o recurso do Mayor quando a cidade estava sob ataque. As Powerpuff Girls voavam, eram super fortes, ágeis e rápidas, super-poderes que lhes conferiam as capacidades necessárias para salvar a cidade.

Nesta, já longa, lista de Desenhos Animados da minha infância incluo muitos outros, como a Brandy & Mr. Whiskers, Dave o Bárbaro, Cow & Chicken, Oliver & Benji, O Tritão de Ned e Johnny Bravo. E adorava descobrir quais foram as séries de animação que recordam com mais carinho. Diverti-me muito a recordar todas estas séries, pois acompanharam o meu crescimento e simbolizam uma grande parte da minha infância feliz. Desafio-vos a fazer o mesmo!

Publicações Relacionadas

8 Comentários

  1. A carrinha mágica também é da minha infância! Adorava e perdia imenso tempo a ver, que saudades :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  2. Morria de medo a ver Courage, só via se os meus pais estivessem sentados no sofá e não aguentava mais de um episódio ahahah.
    Tom&Jerry e os Looney Tunes serão sempre aqueles que caracterizam a minha infância e vi estes programas com regularidade até aos 15/16. Tenho vários Bugs Bunnies espalhados pela casa e inúmeros Papa-Léguas no armário dos brinquedos. Gosto imenso de imitar o Calimero!!!
    Recreioooooooo! O que eu rezava para chegar a casa e ainda ver a série :)
    BRandy & Mr.Whiskers era hilariante!
    Ai que belo post para o dia da criança. Maravilha!!!!

    ResponderEliminar
  3. Oh que saudades da carrinha mágica.
    Bons tempos e bons desenhos animados :)

    ResponderEliminar
  4. Ai que nostalgia da minha Carrinha Mágica, das Navegantes da Lua, do Tom & Jerry.. tantos momentos bons que a nossa infância nos trás..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Este post trouxe-me tantas saudades da minha infância!
    Eu vi imenso o "Tom&Jerry" o "Looney Tunes" e o "Recreio" :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  6. Também via muitos destes na minha infância. Acho que à minha lista só acrescentava as "Navegantes da Lua" e "Inspector Gadget" :)

    ResponderEliminar
  7. opá, a carrinha mágica! era tão booom!

    ResponderEliminar
  8. Apesar de termos uns aninhos de diferença, os desenhos animados da tua infância foram mais ou menos os mesmos que os meus. De todos os que mencionas, os que mais me marcaram foram Recreio e Scooby-Doo - tenho muitas muitas saudades de os ver e vou tratar de fazer um #tbt.
    Encontrei o teu blogue e, sinceramente, adorei o que vi. Beijinho :)
    João, Náměstí J

    ResponderEliminar