FAMÍLIA | A tradição de montar a Árvore de Natal

dezembro 01, 2017



Sendo que o Natal é a minha época favorita do ano, não posso evitar pensar em tudo o que me fascina, agora que falta tão pouco para chegar: as ruas cheias e iluminadas, as montras decoradas, as músicas encantadas, as famílias unidas, os doces da minha avó, o cheiro a canela dos sonhos e rabanadas, a família reunida em torno da mesa, e a Árvore de Natal.

O 1º de Dezembro é, frequentemente, o dia escolhido para montar a Árvore de Natal cá em casa. E na impossibilidade de ser neste dia, é proibido passar do primeiro fim de semana do mês, desde que estejamos todos juntos. É a nossa tradição e é uma das que mais gosto de fazer em família. É o primeiro dia de magia e, ainda que a casa não fique a rebentar pelas costuras, cheia de luzes e decorações natalícias, gostamos de lhe dar um alegrete e não nos coibimos de acrescentar mais umas estrelas, fitas e velas, ou mesmo um Pai Natal na varanda.

Não fugimos muito ao tradicional: Gostamos do habitual pinheiro verde na sala, decorado com motivos dourados ou encarnados, a estrela no topo e o presépio iluminado. Mas gostamos também que esta decoração tenha o nosso cunho pessoal e, por isso, não é de estranhar encontrar bom-bons de chocolate pendurados nos ramos ou um presépio em miniatura, feito de cápsulas de café. Fazemos sempre questão de partilhar este momento, em família, como sempre acontece desde que me lembro, e no fim admirar o trabalho feito, orgulhosos. 

Para mim, um dos momentos mais especiais desta fase de vestir a casa para o Natal, é a Árvore surpresa do pai. É o seu projecto secreto. Durante algumas tardes, fecha-se na garagem, com a sua música dos Supertramp ou dos Queen e dá largas à imaginação. Gosto de o observar a fazer planos - a única etapa que partilha connosco -, de lápis na mão e testa franzida. O produto final é sempre o mesmo: uma árvore de natal personalizada para colocar na varanda. Mas a surpresa está na forma que toma e nos materiais de que é feita. Todos os anos é especial, não só por ser completamente feita de raiz pelo meu pai, mas porque é sempre diferente e original. Lembro-me de uma, há cerca de dois anos, feita de CDs riscados e em desuso, que tínhamos cá por casa. As diferentes tonalidades do verso dos CD's fez com que a parede reflectisse várias luzes, o que deu um efeito mais bonito e inesperado. Mas seja qual for o material utilizado, com mais ou menos neve artificial, o toque final é a iluminação. A árvore, toda iluminada por lâmpadas de várias cores, dá vida à nossa varanda, de tal forma que é a primeira coisa que avistamos à entrada da rua. 

Sempre gostámos de viver esta época festiva de forma completa, cumprindo tradições, pensando em presentes especiais, embrulhados com muita ternura e pensados para surpreender e aquecer o coração de quem recebe. Não somos uma família grande, mas apesar disso o nosso Natal é cheio - de sorrisos e gargalhadas, amor e partilha de histórias de natais passados e recordações de quem já não está. E este não será diferente. 

Publicações Relacionadas

8 Comentários

  1. Também vivo o Natal assim: cheio de tradições. E gosto tanto desta quadra. Gosto tanto deste mês!

    Adorei o teu texto, sente-se todo o amor que vivem em família :)

    ResponderEliminar
  2. «não é de estranhar encontrar bom-bons de chocolate pendurados nos ramos ou um presépio em miniatura, feito de cápsulas de café» tão original, Inês! Aliás, toda a vossa decoração parece ser muito própria, simples e especial. Principalmente, a árvora da varanda.
    É tão bom ler sobre o Natal com esta magia por trás das palavras. Fico mesmo feliz por ti. Beijinhos <3 e boa época natalícia.

    ResponderEliminar
  3. Nós por cá montamos no dia 8. Acho que todas as famílias têm as suas próprias tradições e é isso que faz com que esta época seja tão especial e mágica.
    Adoro o Natal, as cores e o amor que nos traz.
    Que ideia tão original a do teu pai, deve ser mesmo um momento incrível o momento em que vêem o resultado final :)
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  4. Não tenho nenhum dia específico para montar o pinheiro de Natal, mas acho muito bonito as famílias terem uma tradição. :)
    Desejo-te um feliz Natal!
    Beijinhos
    Maria
    Words of Mary

    ResponderEliminar
  5. Para mim é a melhor época do ano :) e como disseste e bem "mas apesar disso o nosso Natal é cheio - de sorrisos e gargalhadas, amor e partilha de histórias de natais passados e recordações de quem já não está. E este não será diferente." e acho que é o mais importante! Bom Natal!

    ResponderEliminar
  6. Ahhh, gostei tanto das vossas tradições. Principalmente a da arvore surpresa do teu pai. Deve ser maravilhoso ter sempre uma arvore diferente, principalmente quando é feita com tanto carinho e por uma pessoa tao especial.

    ResponderEliminar
  7. Que texto tão bonito! Transmitiu uma enorme sensação de tranquilidade e um ambiente muito acolhedor!
    https://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Gostei tanto tanto de ler isto!! Que sentimento bom :) Isto sim é Natal.

    ResponderEliminar