CINEMA | "The Force is strong with this one"
dezembro 08, 2017Durante anos sempre que dizia não, nunca vi Star Wars, a reacção que recebia era quase de horror e choque, como se não fosse normal ou aceitável alguém nunca ter visto a saga. Sentia-me meia fora de órbita quando me perguntavam como ou porquê. Confesso que nunca tive grande interesse pelos filmes do George Lucas. Não aprecio Ficção Científica e o universo da Guerra das Estrelas nunca me disse muito. E a verdade é que nunca antes tinha tentado ver qualquer dos filmes.
Ao longo dos anos ouvi falar, e muito, de Star Wars e apesar de nunca ter visto absolutamente nada da saga, sabia que era composta por vários episódios, qual é o tema musical, quem é o Darth Vader e que "May the force be with you" e "I am your father" são frases míticas do filme. Sempre recebi referências de Star Wars ao longo dos anos, fosse via séries e outros filmes, anúncios publicitários ou comentários de fãs e não apreciadores da Guerra das Estrelas.
Mas foi (só) agora, com vinte e três anos que a minha curiosidade despertou e decidi que queria ver a que é que se devia tanto entusiasmo e fanatismo. O que aconteceu foi que dei de caras com o Episódio VII, The Force Awakens a passar na televisão e pensei é desta. E foi. Comecei pelo último, é certo, mas foi o que bastou para aguçar a minha curiosidade em relação ao resto. Desde logo pesquisei sobre os filmes e sobre qual a ordem recomendada para os ver - se pela ordem de lançamento, ou pela ordem dos episódios -. E qual o meu espanto quando me deparo com cinco formas diferentes de seguir a saga, e todas elas com as suas razões e vantagens de forma a tirar o melhor proveito desta experiência! Feita a pesquisa e com alguns (pequenos) spoilers pelo caminho, pensei que talvez fosse melhor começar pelo Episódio I: The Phantom Menace e seguir a ordem cronológica dos acontecimentos. E assim fiz.
Resultado: gostei. Mas não gostei, apenas. Gostei e muito, para dizer a verdade!
O facto de os três primeiros episódios (I, II e III) terem retratado o passado de Darth Vader, quando este ainda não o era, fez todo o sentido para completar a saga. É nesta primeira trilogia que se percebe o que é que o motivou para passar para o lado negro da força e quem era ele antes de se tornar um poderoso Sith. Mas é também nestes primeiros episódios que somos apresentados a várias personagens importantes do universo Star Wars, desde a sua criação, como caso do C3PO, e restantes droides, os Stormtruppers ou o Chewbaca.
Vistos os episódios I, II e III, apressei-me a ver os restantes, mas com o tempo necessário para assimilar tudo e não perder pormenor algum. Queria ter uma experiência Star Wars o mais rica possível, na impossibilidade de recuar até à minha infância e deslumbrar-me mais cedo com este universo. Confesso que tive algum receio desta transição, pois iria passar de uma trilogia terminada em 2005, para uma com quase 30 anos. Ora, a diferença na qualidade de imagem é evidente, mas não o suficiente para me desanimar ou fazer desistir da ideia de ver tudo. Pelo contrário. Sendo a trilogia original, com personagens míticas como Luke Skywallker, Princesa Leia e Han Solo, tinha uma enorme curiosidade em conhecer a história completa que formou uma comunidade imensa de fãs. Depois de tudo isto, fiquei ainda mais satisfeita quando me apercebi que, finalmente, poderia entender as referências a Star Wars em The Big Bang Theory. Imaginam o meu entusiasmo? É possível que não.
Hoje, 7 filmes depois (8, contando com Rogue One) pergunto-me onde é que andava para ter perdido isto? Percebi que este universo intergaláctico é muito mais do que uma luta do bem contra o mal. E posso não ser capaz de ter conversas ricas e longas sobre o filme ou de dar detalhes intrincados sobre algumas personagens, mas uma certeza que tenho é a de que quero rever todos os filmes em breve, porque sei que me escaparam imensos detalhes importantes da história. Dou por mim entusiasmada sempre que alguém menciona a saga e já me sinto parte deste universo. E acho que é mesmo isso. É uma emoção que transcende o filme e junta uma comunidade de fãs em torno de algo gigante. Mal posso esperar para ver The Last Jedi e rever a saga com a minha camisola do lado negro da força.
10 Comentários
Nem imaginas há quanto tempo estou a adiar ver Star Wars! Eu nunca vi, e é sempre um choque quando me questionam se alguma vez vi, mas também nunca tive curiosidade até alguém me dizer que não me vou arrepender x)
ResponderEliminarFalta-me só a coragem (e principalmente tempo!) para ver a saga x)
Bom, eu tenho 24 e também nunca vi Star Wars! xD eu chego ao extremo de não saber sequer com é esse tal Darth Vader e as única personagens que me dizem alguma coisa (por ouvir as pessoas a falar) é mesmo a Princesa Leia e o Chewbaca. Basicamente, não faço ideia de qual é o contexto da história... Eu acho que isto se deve ao facto de este género de filmes, à partida, não me dizer nada... Mas, com a tua publicação e visto que pareces ter gostado mesmo muito, acabei por ficar um pouco curiosa. Se calhar, também está na altura de sair da "ignorância" e passar a conhecer o universo Star Wars. Vou pensar nisso! ;D
ResponderEliminarOh, young Padawan... Bem vinda a este universo! ♥
ResponderEliminarEu, por acaso, vejo os filmes sempre pela ordem de lançamento (ou seja, a começar pelos mais antigos). Agora ando a contar os dias para o Last Jedi! Está quase! :)
Que engraçado! Também eu, nunca vi "Star Wars", embora me tenha sentido tentada, ultimamente... E esta publicação veio apenas deixar-me mais curiosa! Nestas férias, espero ainda ter a vontade de o fazer, pois, já consigo visualizar dias inteiros - uns três, por aí-, sentadinha no sofá e com pipocas, a ver estes filmes, pela primeira vez! Quiçá, ainda me faço acompanhar de amigos!
ResponderEliminarBeijinhos,
novo blogue: IMPERIUM
Eu também nunca vi e confesso que não estava curiosa até ler o teu post, acho que vou acabar por lhes dar uma hipótese :)
ResponderEliminarEu tenho 29 anos e nunca vi Star Wars! O meu namorado decidiu, um dia, que eu ia ver. E dizia ele que eu ia adorar. Adormeci antes do filme chegar aos 20 minutos e ele nunca mais tentou fazer-me ver Star Wars xD
ResponderEliminarEu tenho 24 e nunca vi, o que é uma grande lacuna!
ResponderEliminarSempre digo "tenho de ver" mas entretanto adio e acabo por nunca o fazer!
Talvez esteja na hora de começar :p
Nice post!! Your blog is interesting!!
ResponderEliminarIts very interesting!!
I follow you. Hope you follow back :)
http://asweetwoorld.blogspot.com/
Eu também nunca vi mas quinta-feira vou ver a estreia do filme com um amigo que é fã e, para não ir de forma inculta vou ter de ver um filme que fizeram de "adaptação". Se gostar, analiso a hipótese de ver tudo!
ResponderEliminarTambém nunca vi (e tenho 24 anos!) e admito que tenho zero curiosidade, mas talvez qualquer dia dê uma oportunidade aos filmes haha! x
ResponderEliminarE. ♥ Meet me for Breakfast