TELEVISÃO | As minhas Séries de Comédia favoritas

novembro 25, 2017

Não sendo muito esquisita no que a conteúdos televisivos diz respeito, sempre tive uma preferência por séries mais dramáticas, históricas ou de acção e nunca dei grande oportunidade às séries de comédia. Erradamente, sempre considerei que não tinham muito para acrescentar, ou que eram desprovidas de nexo e/ou que seria difícil fazerem-me rir como esperava. Não podia estar mais errada.

Ultimamente tenho procurado também conteúdos que não me obriguem a despender muita energia, nem me façam pensar demasiado. Tenho procurado um refugio em series que me deixem bem disposta e me permitam passar um bom bocado. E foi isso que encontrei. Estas quatro séries de que vos falo em baixo são mais do que conhecidas, algumas até já com a sua dose de temporadas e uma já finda. Mas tendo em conta a minha resistência prévia a séries de comédia, é compreensível que apenas recentemente tenha começado a descobrir o seu encanto.


É, talvez, a minha preferida. Faz-me rir pelas piadas inteligentes e pelas graças estúpidas de um grupo de físicos (e um engenheiro!) brilhantes, mas com fracas competências sociais e sem muita sorte com as mulheres. Quando não estão imersos nos seus projectos científicos, passam o tempo entre livros de banda-desenhada, vídeo jogos e filmes de ficção científica. A série é bastante original num número infindável de aspectos, mas um dos que destaco é o título dos episódios. Cada um deriva de teorias, princípios ou experiências cientificas, reais ou "formuladas" por Chuck Lorre, um dos escritores da série. Para além destes 4 génios foram surgindo personagens femininas, que agora integram o elenco fixo, e que alegram ainda mais as vidas de Sheldon, Leonard, Howard e Raj. 

Nunca - mas mesmo nunca - pensei que poderia vir a gostar de New Girl. Esta minha ideia foi construída sem qualquer fundamento, pois nunca antes tinha visto um episódio. Não gosto de atribuir opiniões sem antes saber mais a respeito do assunto, mas a verdade é que, inconscientemente, atribuía uma conotação menos positiva à série de Jess, apenas porque me parecia... parva. Ora, foi precisamente essa característica que me cativou quando experimentei alguns episódios. Não achem estranho. Para mim a série é, de facto, parva e muito non-sense, mas faz-me rir (bastante até) e era isso que procurava quando decidi experimentá-la. A série acompanha as aventuras de Jess, uma professora primária de gostos peculiares, que, depois de descobrir que foi traída pelo namorado, decide ir viver para o mesmo apartamento de 3 rapazes que não conhece de lado nenhum. Jess é esquisita, mas contagiante e depressa faz amizade com Nick, Schmith e Winston, partilhando histórias caricatas e hilariantes sobre amor, amizade e trabalho. Acabei por contagiar todos cá em casa com as minhas gargalhadas e, actualmente, é a série que escolhemos ver ao fim do dia, no sofá.

Hilariante. Se há palavra que, para mim, descreve a série, é esta. Considero difícil fazer comédia. Acho que uma coisa é ridicularizar ou aparvalhar situações ou pessoas, como acontece mais com New Girl, outra é fazer rir com situações e discursos muito reais sobre acontecimentos que poderiam estar a ser vividos por todos nós. A série acompanha o dia-a-dia de uma (grande) família moderna, com três núcleos familiares - Jay, Gloria (latina e mais nova) e Manny (filho de outro relacionamento de Gloria); Claire (filha de Jay), Phill e três filhos (Haley, Alex e Luke); e o casal homossexual, Mitchel (filho de Jay) e Cameron, e a sua filha adoptada, Lily. Uma das caracteristicas que confere originalidade à série é o facto de ser apresentada como um documentário, em que as personagens conversam com o espectador, falando para a câmara.

Sempre vi episódios soltos de HIMYM e apesar de gostar imenso da leveza do conteúdo dos episódios e de me fazerem rir genuinamente, demorei muito a começar a série e a assistir a todos os episódios por ordem. Foi apenas no ano passado que o consegui fazer. Dei por mim à procura de um escape após um dia de estágio no hospital, de algo que me desligasse da intensidade da rotina e que trouxesse alguma descontracção ao final do dia e foi precisamente o que encontrei em HIMYM. A história gira em torno de Ted, que decide contar aos seus dois filhos como é que conheceu a mãe deles. Todos os episódios são um regresso ao passado, em que Ted lembra histórias, momentos e pessoas, sempre junto dos seus melhores amigos - Marshall, Lily, Barney e Robin. É uma forma muito original de contar a história de 5 amigos que, ao longo de nove temporadas, partilharam momentos felizes, tristes, caricatos, hilariantes e inesquecíveis. Já tenho saudades desta série, que é uma das melhores de sempre.

O que me atrai e prende a estas séries é a ausência de histórias e descrições complexas, reviravoltas ou a obrigatoriedade de seguir episódio a episódio. Há uma descontracção implícita nelas que permite que percamos alguns episódios, sem perdermos o rumo da história e sem que seja um verdadeiro quebra-cabeças assistir a um episódio da primeira temporada, seguido de um da quinta, por exemplo. Por vezes gosto desse desapego em relação às series e estas quatro são alguns dos exemplos. 

Quais são as vossas séries de comédia favoritas?

Publicações Relacionadas

13 Comentários

  1. How I Met Your Mother é a minha série favorita de sempre! Adooooooooooro! Ontem, por acaso, comecei a ver de início e é sempre excelente!
    De séries de comédia, logo a seguir, para mim vem Seinfeld. Não sei se já viste, mas caso não o tenhas feito fica a sugestão! :)


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei vê-la estilo maratona. É uma das melhores de sempre!
      Não conheço Seinfeld, mas agradeço a sugestão para começar a ver um dia destes, Sofia :)

      Eliminar
  2. Destas quatro, a única que sigo mesmo é "The Big Bang Theory". Das outras só vi alguns episódios soltos, mas sei que se visse mesmo tudo que ia adorar! :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro Modern Family :) Adoro séries e filmes que mostrem o quotidiano da América e essa é, sem dúvida, uma que o faz muitíssimo!
    Tenho de começar a ver How I met your mother. Já me disseram que é muito boa :)
    Beijinhos
    Maria
    Words of Mary

    ResponderEliminar
  4. Pessoalmente gostei imenso :D
    Não há como experimentar :D

    Conheço todas, de ouvir falar, mas nunca vi nenhuma :/

    NEW #DRESSTOIMPRESS POST | Knit Addict, YAY OR NAY?!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Gostei da tua elação, dessas já vi do principio ao fim a "How I met your mother" e dei umas boas gargalhadas com ela!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Só falta o The Middle e estava ai a minha lista xD

    ResponderEliminar
  7. Big Bang é a minha favorita. Já viste Jane, The Virgin.

    ResponderEliminar
  8. Adoro The Big Bang Theory, farto-me de rir xD Também tenho acompanhado Fresh Off The Boat e The Goldbergs e recomendo-as completamente :)

    ResponderEliminar
  9. confesso que nunca vi nenhuma delas mesmo de principio, mas estou curiosa (:
    De comédia vejo The Mindy Project e adoro!

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Vejo todas e, tal como tu, também achei que nunca iria gostar de "new girl". Até que um dia em que estava mesmo a precisar de algo mais leve, vi uns episódios... E não parei mais! Agora estou a ver friends, 20 anos depois de toda a gente :P

    ResponderEliminar