LIVROS | A Montanha Entre Nós, Charles Martin

novembro 23, 2017


Sabem aqueles livros que deixamos na estante, sob a promessa de os lermos em breve, mas que ficam esquecidos quando adquirimos novos? Foi o que aconteceu com este de Charles Martin que resgatei dos confins da minha estante, já com uma camada de pó, quando soube que iria ter uma adaptação para o cinema. Se há coisa que gosto, é de ler os livros antes de ver a sua versão cinematográfica e, neste caso, não quis que fosse diferente.

Erradamente assumi que A Montanha entre Nós se trataria de uma tragédia demasiado romanceada, irrealista e até previsível, daí ter adiado alguns anos a sua leitura, até ao ponto de me esquecer que o tinha alguma vez comprado. Foi por acaso que reconheci o título do trailer e que a sinopse me soou conhecida e não tardei a procurá-lo na estante e a dar-lhe vida nas minhas mãos.

Li o livro em cinco dias e acabei surpreendida com o desenrolar da história. Charles Martin apresenta-nos duas personagens cujas vidas se cruzam quando o vôo de ambos é cancelado devido ao mau tempo. Desejosos de regressar a casa - Ben porque é médico e tem uma cirurgia marcada, e Ashley que casará daí a dois dias - decidem contratar um piloto privado para assim chegar a tempo aos seus compromissos. E é aqui que a aventura e a tragédia começam. O avião cai no topo de uma montanha, deixando Ashley e Ben (e Tank, o cão do piloto) sozinhos e isolados, em perigo e sem qualquer ajuda.


Todo o livro é uma descrição bastante rica da luta pela sobrevivência, de dois estranhos que se vêem confrontados com a dor, o frio, a fome e a possibilidade de nunca serem salvos, tendo de confiar um no outro para encontrar recursos e soluções, de forma a escapar com vida. Analisando a descrição é fácil fazer a assumpção de que é mais uma história de sobrevivência, no meio de uma tragédia. Mas é mais do que isso. Tem o seu factor de surpresa e imprevisibilidade que, para mim, conferem ao livro uma maior riqueza. É a história de duas personagens que, mais do que tudo, procuram sobreviver e regressar para junto dos seus e que se sustentam na força das memórias para ultrapassar uma situação aterradora. 

Admito que não seja uma história extremamente rica e surpreendente. Tem os seus lugares comuns, e é um pouco conveniente e previsível, aqui e ali, mas não deixa de ser uma boa história, que entretém e é até indutora de alguma ansiedade. Destaco a relação de cumplicidade entre Ben e Ashley que, através do sarcasmo e ironia, proporcionam momentos de algum humor, como forma de superar a tragédia. Sem esquecer as mensagens que Ben vai deixando à sua mulher, no gravador que transporta sempre consigo, que são enternecedoras e vão revelando um pouco mais sobre esta personagem, página a página. 

A Montanha Entre Nós destaca o poder da resistência humana e ainda que não tenha sido dos melhores livros que já li, deixou-me com curiosidade para ver o filme, protagonizado por Kate Winslet e Idris Elba, com data de estreia nos cinemas portugueses a 30 de Novembro.

Já leram o livro? Têm uma opinião diferente?

Título Original: The Mountain Between Us
Ano de lançamento: 2010
Páginas: 359

Publicações Relacionadas

5 Comentários

  1. Não conhecia de todo a história! Nem tinha ouvido falar do filme. Na verdade não costumo gostar de histórias que aparentam ser previsíveis, mas se dizes que tem o seu quê de imprevisibilidade, talvez fique tentada a ler :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. confesso que não conhecia mas fiquei curiosa (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Confesso que quando é este género de livros, prefiro mil vezes ver a versão cinematográfica em vez de o ler. Não gosto de livros deste género, mas consigo ver bem e até gostar bastante quando é em filme. Pela tua descrição, no entanto, fiquei tentada. Principalmente depois de ter procurado pelo trailer do filme.

    Escreves muitíssimo bem, querida Inês. Fiquei prendida à tua descrição e com vontade de dar uma oportunidade à história mediante o que descreveste :)

    Beijinho,
    Sónia Rodrigues Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida, Sónia. Fico a aguardar o feedback, caso o leias ou vejas o filmes ;)

      Eliminar
  4. Os livros são difíceis de superar, mas essa adaptação deixa um bom gosto na boca. A montanha entre nós se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa.Idris Elba esta impecável no filme ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Seguramente o êxito de ator Idris Elba deve-se a auas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos.

    ResponderEliminar