CINEMA | Collateral Beauty (2016)

novembro 13, 2017

Ontem voltei a ver o filme Collateral Beauty, depois de o ter visto pela primeira vez quando estreou no cinema. Na altura fui com duas amigas, sem qualquer ideia do filme que iríamos escolher. Por isso, naturalmente, a escolha foi feita com base no cartaz, no nome do filme e no grupo de actores que o compunha. E, dessa forma, foi impossível ignorar e não escolher um filme que no mesmo ecrã reunia Will Smith, Kate Winslet, Edward Norton, Helen Mirren e Keira Knightley. Certo? Ontem reparei que tinha dado num dos canais de cinema, há alguns dias, e não quis perder a oportunidade de o rever e mostrar à minha família.

O filme centra-se em Howard - a personagem interpretada por Will Smith -, que vive uma depressão profunda, após ter passado por uma tragédia pessoal. Howard vive em completo estado de alienação de tudo o que o rodeia, negligenciando a sua vida profissional, os seus amigos, e ele próprio. Num acto de desespero decide escrever três cartas endereçadas ao Tempo, ao Amor e à Morte, desabafando a sua angústia e raiva relativamente a cada um destes conceitos. A surpresa acontece quando recebe respostas que não esperava, numa tentativa de ser ajudado a ultrapassar o pior momento da sua vida. 

O filme fala, essencialmente, sobre a morte - esse monstro difícil de aceitar - e o luto, e na forma como é vivido de forma diferente, conforme a singularidade e os recursos de cada um. Aborda a vivência difícil que é perder-se alguém que se ama e ver-se confrontado com a continuação da vida, quando já não se encontra sentido para ela. Este foi, sem grandes dúvidas, um dos melhores filmes que vi ultimamente. Surpreendeu-me muito pela excelente mensagem que passou e pela originalidade na forma como o tema foi apresentado. Está carregado de mensagens subliminares e é uma história emocionante e poderosa que, apesar de tocar num tema difícil, é suavizada pela forma como escolheram abordá-la, mostrando que com os ingredientes e intervenientes necessários, com mais ou menos tempo, é possível ultrapassar uma situação completamente disruptiva e destruidora. 

É um filme que recomendo, por ser um bom Drama, inteligente, provocador e triste, mas não ao ponto de nos deixar completamente de rastos, mas daqueles cujo fim nos aquece o coração. Afinal é envolto em todo o espírito do Natal e Ano Novo - Esta que é a época das reflexões e na qual passamos tanto tempo a recordar o que foi feito, quanto a pensar no futuro, numa tentativa de fazer melhor. O filme facilita reflexões e possibilita novos começos e encaixa perfeitamente num serão de fim-de-semana, com o aconchego de uma manta, junto das nossas pessoas.


Já conheciam o filme? Quais são as vossas opiniões?

Publicações Relacionadas

7 Comentários

  1. Fiquei com muiiiiita vontade de ver este filme! Pelo tema, como o descreveste, e pelos actores :P

    ResponderEliminar
  2. Eu não conheço o filme, mas está na lista dos que quero (muito) ver.
    Este post só veio aguçar um bocadinho mais a vontade de assistir. :)

    ResponderEliminar
  3. Descreveste-o de uma forma tão bonita, simples e coesa que até lhe vou dar uma 2ª oportunidade, porque, na verdade, um dia comecei a vê-lo e deixei-o a meio... se calhar era eu que não estava no mood.
    Depois digo-te o que achei. E obrigada pela recomendação <3

    ResponderEliminar
  4. Nunca vi o filme, mas sempre tive curiosidade. É daqueles filmes que dizemos sempre "Ah um dia tenho que ver" mas nunca lhes damos oportunidade. Mas a tua publicação deu-me vontade (a sério) de o ver :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Desde já muito obrigada pelos parabéns :)
    Em relação ao filme, lá que tem um elenco que incentiva a ir ver, lá isso tem. Beijinhos *

    ResponderEliminar
  6. Não vi o filme mas pela descrição entrou logo para a lista dos que quero ver.
    Com esses nomes fortes na representação, incluindo Edward Norton que adoro, confesso que me deixou curiosa.

    CHICREACTION.com

    ResponderEliminar