FUGAS || Convento dos Capuchos, Sintra

março 23, 2017

Numa das muitas tardes de fim de semana de Março, em que o tempo permitiu passeios ao ar livre, a fazer lembrar a Primavera, o destino foi de fácil escolha e levou-nos até ao Convento dos Capuchos, na Serra de Sintra. Era um passeio que não faziamos desde crianças e pareceu-nos o local ideal para revisitar em família. 

O Convento dos Capuchos é um convento franciscano, que foi mandado construir em 1560 por D. Álvaro de Castro e manteve-se habitado por frades franciscanos até 1834. É conhecido pela extrema pobreza da sua construção e pela utilização da cortiça para a protecção e decoração dos espaços - motivo pelo qual é também conhecido como o Convento da cortiça -.


Foi impressionante explorar o interior do convento e percorrer os mesmos corredores que em tempos foram habitados pelos frades franciscanos, até ao desaparecimento das ordens religiosas, em Portugal. Cada recanto do convento materializa os ideais da Ordem de São Francisco de Assis: o aperfeiçoamento espiritual através da renuncia aos prazeres associados à vida terrena. E é isso mesmo que o espaço transmite. Os corredores são estreitos, despojados de qualquer decoração e os dormitórios são minúsculos, com espaço para uma cama e pouco mais. Para entrar na maioria deles, temos de nos baixar à altura de uma criança e, uma vez lá dentro, a sensação é algo enclausurante. 


A reduzida dimensão do interior do convento, contrasta com o exterior da Floresta Relíquia que o rodeia. Os frades tiveram um papel fulcral na preservação deste espaço, que é hoje rico em vegetação natural e espécies muito variadas. Todo o espaço é bastante húmido e, como som de fundo, ouvimos a água escorrer pelas paredes. É uma construção em verdadeira comunhão com a natureza, humilde, intima e austera, impossível de dissociar da vegetação envolvente, o que torna esta visita uma experiência única.


Publicações Relacionadas

4 Comentários

  1. Nunca lá fui mas parece um sítio lindo e mágico, está, definitivamente, na minha lista de sítios a ir!

    ResponderEliminar
  2. Sintra tem sempre tanto para explorar =)

    ResponderEliminar
  3. Fui ao Convento das Capuchos com a escola teria eu uns 12 anos e até hoje com 27 lembro-me muito bem desse sitio e do quanto gostei dele. Espero lá voltar de máquina em punho para registar cada canto mágico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar