FAMÍLIA | Dia do PAI e 5 coisas que aprendi com o meu
março 20, 2017
O Dia do Pai foi ontem e ainda que concorde completamente que devemos celebrá-lo e valorizar os nossos pais todos os dias e não apenas uma vez por ano, sou a favor destes dias especiais. Gosto de aproveitar para passar ainda mais tempo em família e valorizar todos os momentos que passamos juntos. Por norma gostamos de sair de casa e passear de mochila às costas e foi isso que fizemos ontem. E porque um dia especial merece uma publicação especial, decidi partilhar convosco cinco valiosas aprendizagens que fiz com o meu PAI, em jeito de dedicatória.
| A cair e a levantar
Literal e figurativamente, aprendi com o meu pai que as quedas fazem parte do processo de crescimento. O meu pai sempre quis que, tanto eu como a minha irmã, aprendêssemos por nós próprias e experimentássemos o mais possível. Por isso, desde tenra idade, sempre que caíamos ele incentivava para que nos levantássemos sozinhas, ao invés de correr na nossa direcção e fazê-lo, sem nos deixar tentar. Essa forma de nos ensinar teve impacto nos momentos menos felizes, ao longo do nosso crescimento. Depois de cada percalço, o Pai esteve lá SEMPRE para nos limpar as feridas e as lágrimas, mas o primeiro passo sempre foi nosso.
Qualquer que seja o nosso percurso e o destino onde esse percurso nos leve, não devemos nunca esquecer as nossas origens e devemos tratar sempre os outros de igual forma, independentemente da sua posição social. Esta é das aprendizagens que fiz com o meu pai, que mais valorizo.
Com o meu pai aprendi que o humor e as gargalhadas fazem milagres e têm poderes restauradores, mesmo nas situações menos fáceis. Percebi com ele que o melhor remédio para a vergonha e para as situações embaraçosas é rir-me disso mesmo. Confesso que ainda não adquiri esta competência a 100%, mas é, de facto, o melhor remédio.
Se há coisa que admiro no meu pai é a capacidade para assimilar conhecimentos. Costumo dizer que é uma enciclopédia com pernas pois, qualquer assunto que eu desconheça ou me suscite dúvidas, sei que o meu pai terá uma explicação detalhada sobre o mesmo. Adoro ouvi-lo dar-me verdadeiras lições de história ou mesmo da vida.
Sempre valorizei muito as minhas pessoas e o tempo que passo com elas e dou graças aos meus pais por isso. Não somos uma família grande com inúmeros amigos, mas somos muito unidos e gostamos de nos juntar sem nenhuma razão especial, apenas porque sim. Aprendi com o meu pai a importância de cultivar as boas amizades e de as alimentar com carinho e dedicação.
A ti, Papá, agradeço por seres tão especial, por me ensinares tanto, todos os dias e por me dares a liberdade de fazer as minhas próprias escolhas.
A fotografia é da minha autoria. Agradeço que não a utilizem sem autorização prévia.
6 Comentários
Ensinamentos que levamos para a vida. Que esse dia se repita todos os dias!
ResponderEliminarParece ser um bom pai =)
ResponderEliminarHá que dar valor todos os dias :)
ResponderEliminarBons ensinamentos, nota-se que é bom pai :)
ResponderEliminarQue publicaçào doce Inês. Muito bonita mesmo. Beijo enorme!
ResponderEliminarComo a Joana disse, que publicação tão doce.
ResponderEliminarEu também tenho que aprender a rir de mim mesma, visto que ainda não o consigo fazer xD