ENTREVISTA DE EMPREGO | 8 Conselhos úteis


2017 começou com mudanças. Pela primeira vez iniciei a procura de emprego, mas não na minha área de formação. Por esta altura do ano esperava já ter iniciado o estágio curricular, mas por razões burocráticas e autorizações pendentes, ainda não foi possível. Desta forma decidi procurar um emprego que me permitisse ocupar o tempo que tenho livre, ganhar o meu dinheiro e que me fizesse sentir útil.

Já tinha ouvido dizer que a procura de emprego era, por si só, um emprego. No entanto só me apercebi disso quando chegou a minha vez de o fazer. É uma procura diária, de facto, que exige persistência e motivação. Inicialmente restringi a minha procura a oportunidades na área da saúde, para funções de contact center, secretariado, etc. No entanto, devido à escassez de vagas, alarguei a procura para o sector comercial, mesmo não sendo a área onde me sinto mais à vontade. 

Tinha várias dúvidas relativamente às entrevistas de emprego: de que forma devia apresentar-me, o que dizer e como me comportar, mas confesso que não pensei muito no assunto e tentei agir de forma natural. Estava descontraída, no momento da entrevista, e as coisas correram melhor do que esperava. 

Aqui deixo-vos algumas dicas que poderão achar úteis, caso se encontrem na mesma situação. Caso já tenham passado por este processo e têm conselhos, sintam-se à vontade para partilhar. 

BLOGGING | Update


O facto de ter estado tanto tempo desligada da blogosfera fez com que ficasse um pouco desactualizada. Reparo que os conteúdos abordados não são os mesmos, mas a grande diferença que noto é na quantidade de blogues que desapareceram. Devo seguir mais de 100 blogues, mas são poucas dezenas os que se mantêm activos.

É com alguma tristeza que reparo nisto, pois a maioria destes blogues surgiram e foram crescendo ao mesmo tempo que o meu e tenho pena que tenham desaparecido sem deixar qualquer rasto. Gostaria até de manter o contacto com alguns dos autores com que mais me identificava, no entanto o facto de escreverem de forma anónima dificulta ou impossibilita mesmo essa tarefa. 

Acho que dificilmente seria capaz de apagar o meu blogue. Apesar de tudo, percebo a escolha de o fazerem, seja porque deixou de haver tempo, ideias para conteúdos ou simplesmente porque deixou de haver uma identificação ao blogue.

Desta forma, a minha lista de leitura está reduzida a poucas dezenas de blogues, e são ainda menos os que são actualizados com alguma frequência. Se tiverem sugestões e quiserem partilhar comigo alguns dos vossos espaços de eleição, de forma a enriquecer as minhas leituras diárias, eu agradeço!

FACULDADE | Mestrado em Neuropsicologia!


Uma noticia que ficou por partilhar devido ao meu ano sabático no blogue, foi o facto de ter terminado o meu curso superior, mais concretamente a minha especialização. O que significa que sou oficialmente Mestre em Neuropsicologia Aplicada! 
É com um enorme sorriso e nostalgia que partilho esta noticia e é com muito orgulho que me apercebo do que fui capaz de conquistar. 

No total, contando com a licenciatura, foram 5 anos duros em trabalho, noitadas de estudo, dores de cabeça em trabalhos de grupo e projectos de investigação. Mas foram sobretudo 5 anos de importantes aprendizagens, de experiências valiosas e de grandes mudanças na minha vida. 

A escolha da minha especialização foi a primeira que fiz de forma autónoma, sem influências de terceiros. Pedi opiniões, é certo. Pesquisei sobre a área e as oportunidades profissionais futuras, sim. Mas a decisão final foi minha e não podia ter sido melhor. Hoje teria feito as coisas da mesma forma. 

Só tenho a agradecer a quem permitiu que estes 5 anos se concretizassem como imaginava.
Principalmente, aos meus pais, irmã e avós por todo o amor, apoio, incentivo em todas as fases deste percurso. Obrigada por me terem feito acreditar em mim, por me terem apoiado nos momentos de dúvida e por não me deixarem desanimar nas alturas de frustração. 

Recordo uma mão cheia de professores que foram determinantes, principalmente durante os dois anos de mestrado. E agradeço pela dedicação e por esperarem sempre o melhor de nós. 

Obrigada aos meus amigos mais especiais. Àqueles que já o eram há cinco anos e continuaram a ser e àqueles que ganhei no decurso destes anos. A todos eles, um agradecimento especial por quererem fazer parte, por estarem presentes, mesmo quando estava atolada em trabalho e me desligava do mundo. Mesmo assim permaneceram e foram determinantes. 

É com saudade que deixo a Faculdade. Terei saudade até dos dias mais rotineiros. Do comboio às 7h08. Das aulas às 8h. Do professor que falava duas horas sem pausas e que se esquecia da hora de saída. Do professor aborrecedor, de tom monocórdico. Dos professores entusiasmados e com gosto no que ensinavam, aos que trancavam a porta depois das 8h05 e não deixavam mais ninguém entrar. 

Memórias boas e outras menos boas, mas todas elas fazem agora parte de uma grande memória que foi a Faculdade. Foram os melhores anos da minha vida e passaram a correr. Só me deixaram ainda mais entusiasmada com os próximos. 

(+/-) 365 DIAS OFF DA BLOGOSFERA


Foi em Janeiro do ano passado que fiz a última publicação no blogue. Confesso que não me pareceu tanto tempo. Na altura fiz um lamento relativamente ao facto de não publicar nada há 4 meses e uma promessa de maior regularidade, sempre que houvesse tempo.

Não aconteceu. 
Inicialmente por falta de tempo, de facto. Estava a estagiar em dois locais. Saía de um e ia para outro. Chegava a casa tarde e ainda tinha de me ocupar com o relatório de estágio. Com o passar dos meses, a vontade de manter o blogue foi-se dissipando. Tinha a cabeça ocupada com mil e uma coisas e não soube conciliá-las com o blogue.  

Neste momento estou numa fase de transição. Terminei o meu curso superior, fiz estágio curricular e estou a aguardar autorização para iniciar o estágio profissional. O próximo passo para o inicio de uma carreira profissional. 
Por isso tenho tempo!

Ultimamente tenho tido muita vontade de regressar, de escrever sobre tudo e sobre nada. Não vou fazer promessas desta vez. No entanto posso partilhar a minha vontade de regressar às publicações frequentes. Pretendo que este meu espaço volte a ganhar vida e que seja mais meu do que nunca. Andei a beber inspiração aqui e ali e a procurar dicas para manter o blogue actualizado e espero finalmente conseguir conciliar o trabalho com este prazer.