FACULDADE | O cansaço dos livros

abril 14, 2015

-study corner

Cada vez tenho mais vontade de terminar o meu percurso académico. É um sentimento um tanto ou quanto ambíguo. Por um lado quero terminar porque estou verdadeiramente cansada de estudar, mas por outro tenho receio do fim, porque significa que vou desprender-me um pouco da faculdade e da segurança que traz. O estudo nunca vai parar, verdade seja dita. A área da saúde, no meu caso da saúde mental e mais concretamente a área das Neurociências, está em constante evolução e mudança. O cérebro é um mistério e o que se sabe é uma ínfima parte do que seria desejado. Estou entusiasmada com essa descoberta e em poder ajudar quem precisa, com os meus conhecimentos. Porém o cansaço está presente e sinto a falta de aplicar tudo o que já aprendi - apesar de ter a sensação de saber muito pouco. Falta-me o passo seguinte, ir para o campo, observar e praticar. Só aí aprenderei de verdade. Os livros ajudam, mas não são tudo. 

Publicações Relacionadas

9 Comentários

  1. Concordo contigo, a teoria é muito boa, mas aprende-se mais em campo!

    ResponderEliminar
  2. Só de pensar que estou no primeiro ano da licenciatura até me dá vontade de chorar. Quero tanto acabar o curso o mais rápido possível.

    ResponderEliminar
  3. Grande verdade. Também sinto essa necessidade, contudo não quero deixar de estudar, principalmente quando adoro aquilo que aprendo todos os dias e sinto que não sei fazer mais nada a não ser estudar, pois é na verdade a principal coisa que tenho feito ao longo de toda a minha vida :P

    ResponderEliminar
  4. A última frase diz tudo. Eu desde que entrei para a faculdade que também comecei a trabalhar. É mais cansativo é verdade mas sinto que evoluo mais depressa e que aprendo coisas que não aprenderia se estivesse apenas a estudar. Falta-me apenas tirar um "ano sabático" em que gostava de me dedicar só a mim, a viajar e a concretizar alguns projectos pessoais.

    ResponderEliminar
  5. Acredita que vais acabar por ter saudades *

    ResponderEliminar
  6. R: O único filme que tinha visto foi O Diário da Nossa Paixão e nunca li nenhum livro talvez por isso não tenha tido a mesma sensação que tu. Como não acompanho para mim foi novidade. Só fiquei triste com o fim =(

    ResponderEliminar
  7. Vais ver que tudo vai correr bem no futuro, agora aproveita esses últimos momentos na universidade. Toda a sorte do mundo :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  8. Os livros são uma base super importante mas só quando vemos a realidade é que começa a fazer sentido tudo aquilo que lemos!

    ResponderEliminar
  9. Também estou a estudar saúde e, no meu caso ainda não sei que especialidade me espera (4º ano medicina), mas tens toda a razão: só com a prática é que conseguiremos ganhar segurança e aprender, de facto... Espero que o fim de semana esteja a ser produtivo! Sei que essa é uma área exigente! Porém, com interesse e empenho tudo se consegue :)

    ResponderEliminar