OSCARS | The Imitation Game (2014)

fevereiro 11, 2015


The Imitation Game foi o segundo filme escolhido para a maratona dos filmes nomeados aos Óscares, de que vos falei nesta publicação. Era um filme que estava no topo da minha lista pela expectativa relativamente à história e representação.

É uma história dramática sobre um matemático brilhante, que deu um importante contributo para o fim da II Guerra Mundial e permanece hoje praticamente desconhecido. Alan Turing cria uma máquina capaz de descodificar a tão famosa Enigma e as mensagens trocadas pelos Nazis para comunicarem secretamente os seus planos de ataque.

Realizado por Morten Tyldum, conta com a participação de Benetict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, entre outros. Na minha modesta opinião, de mera espectadora sem conhecimento aprofundado sobre o cinema, o filme está muito bem realizado e representado. Para mim o Benedict Cumberbacth fez um excelente papel, ao retratar o excêntrico e determinado Alan Turing. Um homem com uma mente brilhante, mas socialmente inibido e com dificuldade em relacionar-se com os outros. Para mim este foi um papel de destaque, a par com o de Keira Knightley, de que gosto muito de ver em papeis de época. Merecida a nomeação para Melhor Actriz Secundária. 

Alan Turing era um nome que nunca antes tinha ouvido, mas que todos deviam conhecer pela importância que teve na história e o percurso de vida difícil que sofreu, apenas por ser quem era...
Ainda não vi os restantes filmes, mas parece-me que será difícil a disputa para Melhor Actor. Não é para todos os gostos, mas acho que é um filme que vale a pena assistir, para que gosta de ver pedaços da história retratados no grande ecrã. Gostava também de ler o livro, para saber mais sobre esta história. 

Publicações Relacionadas

5 Comentários

  1. Fiquei curiosa. Tenho de o ver! É um matemático, eu serei uma futura matemática, se tudo correr bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também fui ver ao cinema e surpreendeu-me imenso. Foi dos filmes nomeados para os óscares que mais me deu prazer ver. E tens razão, o papel do Benedict no filme é fantástico :)

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei imenso do filme, vale muito a pena :)

    ResponderEliminar