CINEMA | Os Meus Filmes Favoritos para ver no Natal

dezembro 24, 2017

Para mim qualquer altura é adequada para ver filmes. Filmes de (quase) todos os géneros, a qualquer altura do dia. Mas confesso, e sei que não estou sozinha nisto, que o Outono/Inverno e o Natal são épocas ainda mais propicias e convidativas a longos serões no sofá, pipocas e companhia acolhedora, certo? Os filmes que reuni para esta publicação não são exclusivamente sobre o Natal, alguns deles têm apenas a característica comum de se passarem nesta época do ano. Mas, no geral, são filmes que nos aquecem o coração porque ora estão envoltos em magia, e falam de amor, família e união, ou apresentam-nos cenários cobertos de neve, luzes de natal. Estes são apenas alguns dos meus favoritos para (re)ver nesta época mais feliz, com vista para a árvore de natal, cheiro a sonhos no ar e meias felpudas nos pés. 




É O Clássico dos clássicos! E não podia deixar de falar sobre ele e colocá-lo noutro sitio, que não no topo desta lista. Falo do clássico Sozinho em Casa com o ‎Macaulay Culkin - o miúdo loiro com ar surpreso e mãos no rosto, quando percebe que toda a sua família foi de férias e se esqueceu dele em casa. Este e a sequela Perdido em Nova Iorque fazem parte das minhas memórias de infância mais felizes. Todas as outras versões seguintes, apesar de engraçadas à sua maneira, já não me transmitem as mesmas sensações e recordações. Este será sempre o filme de natal da minha infância, que não falta nesta semana especial.  
 

Se há comédia romântica que me faz sentir aconchegada, é esta. É aquele filme que passa sempre nesta época e que não é desconhecido para ninguém. Passa-se em Inglaterra, no mês do Natal, e retrata a vida de vários casais distintos e as suas respectivas histórias de amor... e desamor. Amor. Natal. Encontros. Desencontros. Comédia. Música. a Lúcia Moniz e mil actores de destaque, que preenchem o ecrã de amor e sonhos. É um dos meus favoritos.  
 
É um clássico de Charles Dickens que passou do livro para o cinema, pela primeira vez em 1984, tendo uma adaptação mais recente em 2009, numa versão de animação. Jim Carrey dá rosto e voz a Scrooge, um homem amargo e ressentido que odeia tudo o que esteja relacionado com o Natal. Mas na noite mais feliz do ano é visitado por três fantasmas, que representam o passado, o presente e o futuro e que lhe apresentam a realidade que tem sido a sua existência: mostrando-lhe que oportunidades desperdiçou na juventude, a crueldade que tem sido o seu presente e o futuro pouco feliz que o espera, caso não altere a sua forma de ver e viver a vida. Este é um filme a que não tenho associadas memórias de infância, porque já o vi no final da minha adolescência, mas é um óptimo filme para ver nesta quadra pela excelente mensagem que transmite, numa tentativa de nos fazer perceber que o que fazemos em vida, tem impacto no futuro e que quanto mais amargos e ressentidos estivermos, mais cinzenta nos parece a vida. 
 
Qualquer altura é excelente para mergulhar na magia de Harry Potter, mas existe uma razão pela qual o Inverno é a minha estação predilecta para fazer verdadeiras maratonas dos filmes - Hogwarts é ainda mais incrível durante o tempo frio, quando tudo está coberto de neve e o interior decorado com lareiras acolhedoras, velas flutuantes e os corredores repletos de alunos com os seus cachecóis aconchegantes. É impossível ser mais acolhedor do que isto - só mesmo com uma chávena quente nas mãos e a minha manta polar favorita.

Estes e outros filmes fazem parte do meu cabaz natalício para ver enroscada numa manta, de pés quentinhos e a família reunida. Que filmes têm por hábito ver nesta época? E quais são aqueles que vos trazem recordações mais felizes?

Aproveito para vos desejar um Natal muito feliz, repleto de amor, sonhos e rabanadas, filmes e mantas e junto da família. 

Publicações Relacionadas

6 Comentários

  1. Gostei muito desta tua lista. São filmes que não me importo nada de ver e rever!

    ResponderEliminar
  2. O Sozinho em Casa é mesmo aquele clássico, e sou como tu, os outros já não me dizem tanto como os dois primeiros.
    Por acaso nunca vi Harry Potter no Natal :)
    Gostei da lista, feliz natal :)

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro os dois primeiros que mencionas :) Vi os dois este Natal. Harry Potter por acaso nunca vi nesta época.
    E também gosto bastante de ver desenhos animados, como a Idade do Gelo :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Love Actually é o nosso filme de eleição de Natal! Não há um natal, ou inverno, que falhe. Além disso, enche-nos o coração de esperança e carinho.
    Boas sugestões, Inês. Beijinhos 🎄

    ResponderEliminar
  5. Para além do Sozinho em Casa, para mim, também Harry Potter é um clássico! Sabe tão bem ver HP no Inverno e, como tu disseste, Hogwarts fica lindo no Inverno.

    Beijinhos, https://ensaiosobreodesassossego.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Os meus favoritos são os filmes de Harry Potter e qualquer filme da Disney :D

    ResponderEliminar