Particularidades || Dia do Animal de Estimação

fevereiro 20, 2017

Desde que me lembro que em minha casa sempre houve animais - peixes, porquinhos da índia, periquitos ou canários e... cães. Com o tempo foram sendo cada vez menos e neste momento temos apenas um colorido e 'falador' Rosicoli e um enérgico Beagle, que vale por todos! 

Os cães sempre foram a nossa companhia preferida. Desde os tempos em que gatinhava que os meus pais recordam as minhas aventuras e traquinices com o Miura, um Pastor Alemão preto. Desde puxões de língua, dedos nas orelhas e beliscões, fazia-lhe tudo e o Miura deixava. Ele era cachorro e eu uma criança. Crescemos juntos até que nos deixou, tinha eu 11 anos. O Simão veio depois, um Boxer doce e brincalhão, que foi a nossa companhia por nove felizes anos. Era um fiel guarda e amigo que proporcionou muitos sorrisos e deixou muitas saudades.



O mais recente membro da família é um Beagle de nome Óscar, que já alegra a nossa vida há dois anos e surpreende-nos todos os dias.
É sempre uma nova aprendizagem a chegada de um novo membro de quatro patas. Principalmente quando a raça é diferente. No caso do Miura e do Simão, excepto os móveis roídos e a terra fora dos canteiros durante os primeiros meses, não houve dificuldades na adaptação e depressa aprenderam a obedecer. 
Com o Óscar foi diferente. Quando se tornou nosso, sabíamos muito pouco - ou mesmo nada - sobre o que era ter um Beagle. Com o tempo fomos descobrindo que têm um temperamento muito particular e que não são fáceis de domesticar - das raças mais difíceis, até. Os primeiros tempos foram um verdadeiro desafio à nossa paciência e resiliência, mas os mimos e o carácter fiel conquistaram-nos e superaram qualquer mau comportamento. O Óscar é um cão cheio de energia, que gosta de nos desafiar e de ser o elemento alfa da casa. Aos poucos tem vindo a acalmar e a perceber o seu lugar, mas é uma aprendizagem que ainda está a fazer. No entanto é um doce, muito leal e de hábitos fáceis. Pede mimos e adora o aconchego do cobertor nas noites frias.

Sou e serei sempre uma pessoa de animais, mas em especial de cães. Estes amigos de quatro patas terão sempre lugar na minha casa, desde que a minha vida o permita. Ser responsável por um animal é um assunto sério. Requer disponibilidade a diversos níveis, dedicação e amor para dar. E não deve ser uma escolha feita por capricho ou para ceder a modas.
Hoje, dia do animal de estimação, celebrem os vossos animais, mimem-nos ainda mais e valorizem a sua companhia.

Fotografia da minha autoria. Agradeço que não a utilizem sem autorização.

Publicações Relacionadas

3 Comentários