CINEMA || OSCARS 2017

fevereiro 27, 2017


Pela segunda vez assisti à gala de entrega de prémios mais aguardada do ano, os Oscars. Não perdi pitada e não sendo nenhuma erudita em matéria de espectáculo, muito menos de cinema, tinha alguns palpites que acabaram por ser certeiros. Observei cada detalhe com o intuito de vos transmitir a minha opinião mais sincera sobre o que vi.


Justin Timberlake foi o primeiro a pisar o palco ao som do seu Can't Stop the Feeling no número musical de abertura. Animou e não desiludiu. No entanto esperava mais deste início de gala, mais música, mais artistas. E confesso que desejava um meddley referente a La La Land, mas esse ficou reservado para mais tarde, com John Legend ao piano, misturando City of Stars e The Fools Who Dream, nomeadas na categoria de Melhor Canção Original. 

A gala teve os seus momentos de humor, não fosse Jimmy Kimmel a apresentar. Piadas subtis, mas que atingiram os pontos certos - a picardia habitual com Matt Damon, os tweets a Donald Trump e a chuva de guloseimas na sala de espectáculos. E o momento em que um grupo de turistas, de uma excursão a LA é conduzido de surpresa à sala de espectáculos onde decorre a cerimónia? As reacções foram caricatas, smartphones em punho para captar cada rosto conhecido e até houve lugar a um casamento improvisado, com Denzel Washinton a fazer as honras da 'cerimónia'.

Gostei especialmente dos momentos de homenagem a actores e filmes de outrora, numa forma de unir gerações e trazer de volta memórias e rostos. Para não falar do momento In Memorian, que lembrou as figuras do cinema que desapareceram em 2016.

No que diz respeito aos discursos, não houve tantas referências políticas quanto esperava. (Felizmente!!). Ultimamente tem sido um massacre de discursos anti-Trump e acho que assim a mensagem não tem a mesma força e acaba por perder-se. Achei a maioria dos discursos um pouco insípidos, até, sem grande força e expressividade. Mas pode ter sido apenas impressão minha. 

Mas... Viola Davis. É possível discursar sem me fazer chorar? O discurso foi inteiramente de agradecimentos, é certo, sem comentários políticos, mas um louvor à profissão de actor e à sétima arte como uma das poucas - senão a única - em que os intervenientes têm o prazer de viver, interpretar e celebrar vidas.


Thank you to the Academy. You know, there's one place that all the people with the greatest potential are gathered. One place and that's the graveyard. People ask me all the time, what kind of stories do you want to tell, Viola? And I say, exhume those bodies. Exhume those stories. The stories of the people who dreamed big and never saw those dreams to fruition. People who fell in love and lost. I became an artist—and thank God I did—because we are the only profession that celebrates what it means to live a life.


Mas é, essencialmente, de prémios que é feita a noite. E os galardoados foram Casey Affleck e Emma Stone nas categorias de Melhor Actor e Melhor Actriz. Mahershala Ali e Viola Davis venceram a estatueta de Melhor Actor e Actriz secundários, respectivamente. Damien Chazelle consagrou-se o mais jovem a ganhar o prémio de Melhor Realizador, com o seu La La Land, que ainda venceu nas categorias de Cinematografia/ Fotografia, Canção Original, Banda Sonora e Direcção de Arte.


O momento plot-twist da noite deu-se na entrega do derradeiro prémio, da categoria de Melhor Filme. La La Land sobe ao palco como vencedor da noite e após festejos e agradecimentos... informam que afinal o vencedor foi Moonlight! Foi um momento caricato, uma troca de envelopes que teve um sabor amargo para La La Land, mas que foi uma tirada de felicidade para o filme de Barry Jenkins, que arrecadou assim o terceiro prémio da noite. 

Publicações Relacionadas

5 Comentários

  1. O momento do enganado ao anunciar o tão cobiçado prémio vai, certamente, ficar para a História da Academia :P

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro, mas adoro mesmo, a Viola! E o discurso dela até me deu arrepios! Aquela mulher mereceu-o definitivamente. x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  3. Não vi a gala em directo mas consegui ver logo no dia a seguir.. E confesso que gostei muito da gala, estava à espera de uma gala mais crítica a Trump e gostei que isso não tivesse acontecido..
    Gostei de ter acertado a maioria dos vencedores, mas houve alguns que não gostei mesmo que tivessem ganho, como a Emma Stone.
    Agora é ansiar pela gala de 2018!

    ResponderEliminar
  4. Tive tanta pena que o La La Land não ganhasse! Mas a gala foi bonita, é sempre! E claro que o discurso da Viola Davis foi dos melhores da noite!

    Já te estou a seguir!

    Beijinhos
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. O Jimmy Kimmel esteve muito, muito bem!

    ResponderEliminar