5 COISAS QUE APRENDI AO ESTAGIAR NUM HOSPITAL

fevereiro 16, 2017


Se havia experiência que me entusiasmava e pela qual esperei durante todo o curso, essa experiência era o Estágio Curricular - A fase do curso em que ia, finalmente, colocar em prática o que tinha estudado e aprendido durante as aulas. Desde o primeiro ano sentia a necessidade desse contacto com a realidade e foi finalmente conseguido durante o estágio. O local onde estagiei foi-me sugerido e aceitei de imediato. Fiquei entusiasmada por ir para um grande hospital, mas ao mesmo tempo aterrorizada. Não tinha a mínima noção do que era a vida profissional, muito menos em contexto hospitalar, onde as coisas podem ser imprevisíveis. Depois de 9 meses, foi a experiência mais enriquecedora que tive até hoje e que me permitiu crescer pessoal e profissionalmente. 
Foram várias as aprendizagens que fiz ao longo dos nove meses de estágio, das quais destaco cinco:

1. A nossa ansiedade é só nossa:
Aprendi, da pior forma, que aquilo que nos aflige não tem, necessariamente, de afligir os outros. Podemos (e devemos) partilhar os nossos receios e preocupações, mas não devemos nunca querer que os outros passem pelo mesmo. Não devemos sujeitar ninguém às nossas amarguras porque não queremos ser os únicos a passá-las. 

2. Somos mais fortes do que pensamos:
Durante estes 9 meses percebi que sou mais forte do que pensava. Houve momentos, no início do estágio, em que duvidei de mim, das minhas capacidades, em que me senti bem pequenina e inútil. A ansiedade era uma constante e chegava ao hospital com vontade de voltar para casa. Quis desistir, e mudar de local. Pensei nisso várias vezes, mas felizmente não deixei que a ideia se enraizasse. Desistir iria piorar a situação e fazer com que me sentisse mais inútil por não ser capaz de cumprir com os meus objectivos. A situação era quase insuportável, mas sabia que teria um fim, em pouco tempo. Por isso aguentei e esperei e fiz o meu trabalho e aprendi a lidar com situações semelhantes e tornei-me mais forte. Pensava todos os dias que eram só mais dois meses, só mais um mês, só mais uma semana, três dias, amanhã. Até que foi. O motivo da minha ansiedade dissipou-se e pude respirar novamente. Desde então, os meses seguintes correram muito melhor e aprendi mais do que nunca. Se tivesse desistido, não teria aprendido e crescido como cresci. 

3. Chin up, smile on
Por muito que o nosso dia esteja a ser difícil, ou que não tenhamos dormido mais do que um par de horas na noite anterior, é importante que deixemos essas inquietações em stand-by durante o tempo de consulta. A pessoa que está à nossa frente é alguém que precisa de ser ouvida e compreendida e a nossa energia e atenção deve ser canalizada para o problema que nos apresenta. De outra forma, estaremos a ouvi-la e a tentar compreendê-la à luz da nossa realidade e não da dela. 


4. Podemos sempre fazer mais
Antes de estagiar no hospital tinha pouca noção (ou nenhuma) de como se processavam as coisas até à entrada do paciente/ utente no gabinete. A verdade é que há muito a fazer, caso queiram  rigor e as coisas bem feitas. A falta de recursos é, muitas vezes, um entrave à boa qualidade do serviço, é certo. Mas se estivermos dispostos a sacrificar um pouco que seja do nosso conforto em detrimento do bom atendimento aos utentes, as coisas tornam-se menos difíceis. 


5. Avisar em caso de falta (por favor!):
Não apenas por fazer parte das regras da boa educação, mas porque ajuda (e muito) a organização da agenda diária de consultas, é sempre bom quando recebemos a indicação de uma falta, com antecedência. Seja qual for o motivo de falta de comparência à consulta marcada, não deixem de avisar. Pode parecer que não fará diferença, mas a verdade é que se todas as faltas fossem informadas, seria possível ver pacientes em lista de espera e agendar consultas em internamento. 

Estas foram algumas das muitas lições e aprendizagens que a experiência de estagiar num hospital me proporcionou. Brevemente partilharei, com mais detalhe, os pormenores do meu estágio. 

Publicações Relacionadas

5 Comentários

  1. O meu curso não tem nada a ver com saúde mas "adorava" estagiar num hospital! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  2. Estagiei o ano passado em ambiente hospitalar e revi-me em TODAS as tuas palavras!
    Se não é indiscrição qual é o teu curso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é indiscrição nenhuma :)
      Tirei Neuropsicologia. E o teu curso, qual é?

      Eliminar
  3. Não deve ser nada fácil trabalhar num hospital. O facto de estares directamente ligada ao bem-estar de outra pessoa deve ser uma pressão enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil mas é recompensador saber que fomos capazes de ajudar alguém.

      Eliminar