julho 17, 2010


                                                                                                  
“Uma visão mais especifica aponta que o termo saudade advém de solidão e saudar, onde quem sofre é quem fica à espera do retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia…”
A saudade é algo que intimida, que nos faz temer, chorar, sentir, rir, recordar. Não queremos que ela chegue, evitamo-la. E quando se instá-la pedimos-lhe que se retire… Sentimos saudade de lugares, de situações, de vivencias… mas eu diria que a saudade mais complicada de suportar é a que sentimos pelas pessoas. Pode ser bom sentir saudade, é sinal de que algo de bom se passou para sentirmos a sua falta.
É sinal de que a pessoa pela qual nutrimos saudade foi importante de qualquer maneira e é nestes momentos de grande saudade ou nostalgia que nos apercebemos da importância de certas pessoas. Sentimos saudade de sentimentos nutridos, de momentos passados. E por vezes é apenas o que nos resta, a saudade. Uma lembrança, uma recordação de um momento, uma vivência que nos deixou feliz ou simplesmente nos marcou pela positiva. Quando tudo o resto acaba é a saudade que permanece para nos fazer recordar o que não pode ser esquecido ou muitas vezes e para desgaste nosso, nos lembrar algo difícil e que a todo o custo queremos esquecer…

Publicações Relacionadas

10 Comentários

  1. lindíssimo, - a música também - com o tempo aprendi a não desdenhar a saudade e sim a gostar da mesma pois esta, como aqui dizes, só nos traz a certeza do quão importante foi/é a pessoa, lugar ou vivência em questão e isso acho que é das melhores coisas.

    ResponderEliminar
  2. Queixo-me dos meus dias cheios de drama mas a verdade é que por vezes sinto a falta deles, aborreço-me facilmente ahah
    Eu já vi o ultimo também ehehe esta muito bom, como os outros. ;)

    Parabéns por mais um lindo texto Inês.
    A saudade é um sentimento tão forte, tenho saudade de muita gente, pena é que nem sempre essa "saudade" seja retribuída*

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o teu ponto de vista; a saudade é algo que espelha as boas recordações e as vivências que jamais serão esquecidas! Gostei muito! (:
    Beijinhooos. ;D

    ResponderEliminar
  4. Adoro completamente o título deste blog (:
    bem, voltei ao blog, so para avisar (:

    beijinhos,
    Beatriz

    ResponderEliminar
  5. Inês o teu blog está muito bom. Parabéns!
    Estou a seguir-te.

    ResponderEliminar