ACTUALIDADE || Dia Internacional da Mulher

março 08, 2017


O Dia Internacional da Mulher é celebrado neste dia 8 de Março desde final do século XIX e início do século XX. A ideia surgiu originalmente nos Estados Unidos e na Europa com o intuito de lembrar a luta feminina e as conquistas - a nível politico e social -, reivindicando melhores condições de vida, trabalho e o direito ao voto. A luta pela igualdade de género estendeu-se ao longo de muitas décadas, tendo ressurgido com maior expressão nos últimos anos. 

Hoje, 2017, mais de 100 anos após a primeira manifestação, ainda existe a necessidade de lembrar a igualdade - a igualdade de direitos sociais, a igualdade de direitos políticos, a igualdade salarial, a igualdade de oportunidades e o fim do preconceito. Esta data serve para lembrar a luta, mas acima de tudo as diferenças que ainda persistem, mais de um século depois. 

Hoje a luta ainda continua mas, mais do que nunca, a mudança está a acontecer. Sou optimista e acredito que estamos em maré de mudanças. Ouvem-se mais vozes, são feitas mais campanhas, as mensagens são mais fortes e chegam mais longe. Mas é preciso que a mudança seja universal e para isso não devemos deixar que se trate de uma luta individual, pois as dificuldades de afirmação e a luta  pelos mesmos direitos e pelo fim ao preconceito é de todas nós.

Publicações Relacionadas

1 Comentários