QUOTIDIANO | O que faço para relaxar

fevereiro 08, 2018

Não tenho uma rotina específica ou muito estruturada do que fazer quando quero relaxar, pois acho que a melhor forma de o conseguir é fazer aquilo que me dá prazer. Considero importante, depois de um dia de trabalho ou estudo, ou ao fim-de-semana, reservar algum tempo para descontrair e libertar tensões - seja uma corrida ou caminhada pela praia, um banho antes de ir dormir ou o meu programa favorito na televisão -. Gosto de dedicar tempo a relaxar e são vários os hábitos que adoptei e que me ajudam a cuidar da minha saúde física e mental, depois de uma semana de trabalho.


| Exercício físico
O exercício físico - mais concretamente as aulas de Pilates - tornou-se o meu maior aliado no combate ao stress diário. Esta modalidade começou a fazer parte da minha vida quando me foi detectado um problema de coluna, a Escoliose, de que já vos falei aqui. Foram sugeridas várias modalidades de treino, com o intuito de fortalecer os músculos e reduzir as dores e o Pilates foi a que mais me agradou. Para além de tornar o corpo estruturalmente mais forte, tonificando e fortalecendo os músculos que rodeiam e suportam o tronco, alonga e melhora a postura e alia o treino físico ao mental. São vários os elementos a ter em conta durante uma aula, como a concentração, a respiração, o controlo e a precisão, o que automaticamente nos liberta de pensamentos alheios à aula, pois temos de nos concentrar naquele exercício em específico. Tento reservar, pelo menos, dois dias na semana para fazer 45 minutos desta modalidade, que já faz parte da minha rotina semanal.

| Passeios/ caminhadas
Na minha perspectiva, existem poucas coisas que superam a liberdade de estar ao ar livre. Viver perto da praia tem a vantagem de permitir que, em menos de 10 minutos, consiga pisar a areia e descontrair ao sol. No entanto, fora da época balnear, gosto de rumar até ao paredão e caminhar junto à costa. Seja com o propósito de fazer exercício, aproveitar a paisagem ou passear o Óscar, todas as razões são válidas para sair de casa. Seja pela praia, pela serra, ou pela localidade onde vivo, aproveito para estar ao ar livre, tantas vezes quanto as condições meteorológicas o permitem.

| Leitura
É na leitura que me refugiu quando o tempo não convida a passeios e, para mim, é uma excelente forma de descontrair. Durante aquela hora em que leio uns quantos capítulos, estou imersa noutras histórias, noutras vidas e focada noutros personagens. É um passatempo óptimo para fugir à rotina e relaxar, ao mesmo tempo que enriqueço o meu vocabulário, cultura geral, o meu sentido crítico ou, pura e simplesmente, alimento a minha veia romântica. Ultimamente tenho dedicado mais tempo à leitura, do que nunca e noto que tem contribuído para aliviar a tensão diária.

| Filmes/ Séries
A par da leitura, o cinema e a televisão fazem parte da minha rotina quase diária. É a derradeira actividade de final de dia e aquela que faço imediatamente antes de ir dormir. Para muitos serve para despertar mas, para mim tem o efeito contrário. Relaxa-me. Gosto especialmente de assistir a séries de comédia, leves, como as que já partilhei nesta publicação, e desligar-me por completo do stress acumulado durante o dia. 

Na hora de relaxar procuro estar o mais descontraída possível e rodear-me das coisas e pessoas de que mais gosto. Fora as actividades que faço, existem outros elementos que me permitem criar um ambiente relaxante e descontraído, no final do dia, e libertar-me de tensões: como o simples acto de acender velas de cheiro e deixar que seja apenas essa luz a iluminar uma divisão; colocar música de fundo, audível, mas num nível que me permita concentrar a ler um livro, recostada e de manda no colo. Coisas simples, mas que me permitem terminar um dia de forma mais relaxada e descontraída.

E para vocês, quais são as melhores estratégias para relaxar?

Publicações Relacionadas

7 Comentários

  1. Ver um filme ou série, chá ou chocolate quente, sofá e mantas e um livro

    ResponderEliminar
  2. Normalmente quando preciso de tirar tempo para mim e para poder relaxar leio um livro ou vejo filmes e vou pondo as séries em dia. Adoro fazer caminhadas, mas com as aulas não tenho feito tanto quanto gostaria, com o novo horário do semestre terei mais tempo para os meus passeios, além disso quero fazer do exercício uma rotina, é importante fisicamente e mentalmente :)

    ResponderEliminar
  3. Tudo isto e beber um chá enquanto estou sentada na cadeira à beira da janela com a luz do sol a bater-me na cara e a embalar-me numa bela viagem quentinha.
    De facto, gostava de ter a sorte de viver perto do mar ou de ter um cão para passear, porém, contento-me com as árvores e as folhas secas prontas para pisar.
    Fico feliz que tenhas encontrado o Pilates e que este te esteja a ajudar em inúmeras vertentes da tua saúde. Que assim seja.
    Há também outra forma, análoga a ler e a ver filmes, que me relaxa, assim como à minha mãe e é um momento que partilhamos: pintar mandalas. <3
    Um beijo enorme :)

    ResponderEliminar
  4. Eu vou ao ginásio de duas a três vezes por semana. Quando não consigo ir, fico muito triste porque normalmente não vou porque fico a fazer horas extra no trabalho :(

    ResponderEliminar
  5. When I want to relax, I go to walk, exercise or read book, and drink hot chocolate :)
    Have a nice week
    My blog

    ResponderEliminar
  6. Acho que sou parecida contigo, neste aspecto... dou uma corrida ou faço uma caminhada, de preferência à beira-mar ou beira-rio, tomo um bom banho, leio, escrevo...

    ResponderEliminar
  7. Exercitar e ler, tal como enumeras! Ao ler a tua descrição acerca da concentração nos pilates, recordei-me do porquê de fazer exercício: ter de me concentrar no meu corpo faz com que eu me esqueça dos problemas e isso ajuda mesmo! Ultimamente, por acaso, tenho notado isso e tento apoiar-me nesse tipo de pensamento para nunca parar de incluir o exercício na minha rotina!
    A par disto, ter uma velinha, um chá, colocar-me no parapeito da janela a observar o sol, escrever ou simplesmente estar por aí sem fazer nada, ajudam-me a relaxar bastante!

    LYNE, IMPERIUM

    ResponderEliminar