ACTUALIDADE | Incêndios em Pedrogão Grande

junho 18, 2017

Se ontem acordei em paz e grata por poder desfrutar de uma semana em plena comunhão com a natureza, hoje o sentimento com que comecei o dia foi precisamente o oposto. São devastadoras as noticias que chegam desde madrugada e que hoje marcam a actualidade. O cenário que se vive no distrito de Leiria é de horror e sinto-me completamente devastada por toda a desgraça que se abateu sobre as vilas de Pedrogão Grande, Góis e Figueiró dos Vinhos, que me são tão familiares.

Assistir a toda esta tragédia pela televisão é devastador e transmite-me uma grande sensação de impotência. Estou confortavelmente sentada no meu sofá, enquanto dezenas de pessoas lutam para não perderem as suas casas, as suas vidas. Torna-se ainda mais difícil ver estas imagens pelo facto de conhecer bem as vilas afectadas pelo fogo. As minhas férias são, invariavelmente, passadas no interior do país e conheço a vila de Góis há perto de uma dezena de anos, bem como Castanheira de Pêra e Pedrogão Grande, que foi um dos primeiros destinos das nossas férias em família, quando começámos a fazer campismo. São muitas as memórias que trago comigo destes locais e da sua gente e estou, naturalmente, sensibilizada com a tragédia.

O flagelo dos incêndios repete-se todos os anos, seja por mão criminosa ou provocado por fenómenos da natureza. Às primeiras vagas de calor somos frequentemente confrontados com incêndios de grandes dimensões, centenas de hectares de floresta ardidos, numerosas vitimas e desalojados. Mas não me recordo de algo com esta dimensão, com tantas vidas perdidas - 61, um número com tendência a aumentar, tendo em conta o elevado número de feridos e desaparecidos. E apesar dos inúmeros e incansáveis esforços por parte dos nossos bombeiros, dos populares e da ajuda internacional, parece sempre pouco face à dimensão da área ardida.

Para ajudar, nesta altura em que pouco mais podemos fazer, os quartéis de bombeiros por todo o país estão a aceitar donativos vários - dinheiro, água, barras de cereais e outros bens não perecíveis, que serão depois enviados a quem mais precisa. É um gesto que nos custa muito pouco e que pode significar a diferença a quem vive este pesadelo.

Obrigada a todos os corajosos bombeiros e famílias que estão há horas a combater estes incêndios.

Publicações Relacionadas

3 Comentários

  1. Assistir a esta tragédia toda é absolutamente destroçante! Pensar nas vidas todas que já se perderam ( fora os que ainda não contabilizaram) é de partir o coração. Que isto tudo acabe depressa e muita força para os bombeiros que estão a lutar incansavelmente.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Estas notícias gelaram-me. Agora resta-nos ajudar do melhor modo que conseguirmos!

    ResponderEliminar
  3. Esses sim são os corajosos, que combatem dia e noite para apagar. Que isto acabe porque já chega de tragédias..

    ResponderEliminar