Re-Watching Season Project (RWSP) | Março: Um Filme Favorito

março 27, 2017

O primeiro mês do projecto Re-Watching Season Project (RWSP) implicava rever e partilhar um filme favorito. E bem, não foi tarefa fácil, digo-vos já. Pensei muito na minha escolha e foi difícil optar apenas por um, uma vez que são vários os filmes que estão ao mesmo nível e que insiro na categoria dos meus favoritos. A escolha foi feita com base no meu gosto pessoal, obviamente, por isso não quer dizer que este seja o filme dos filmes e que todos deveriam vê-lo. Significa apenas que é dos que mais significa para mim e é daqueles filmes que posso ver inúmeras vezes. Revê-lo lembrou-me, mais uma vez, do porquê de ser uma das minhas escolhas quando falo em filmes favoritos.

PRIDE & PREJUDICE (2005) 


Pride and Prejudice - Orgulho e Preconceito em Português - é um filme baseado no romance histórico de Jane Austen, passado em Inglaterra no século XVIII. Conta a história de cinco irmãs de uma família humilde, mas com algumas posses - os Bennet. A família começa a fazer contas ao tempo, uma vez que, na eventualidade do pai falecer, os bens serão herdados por um primo afastado que ninguém conhece. Como tal, a felicidade e a segurança da família depende dos futuros casamentos de cada uma das filhas. A vida dos Bennet é calma e pacata até que o jovem rico Mr. Bingley chega à cidade, acompanhado pelo seu amigo, o orgulhoso Mr. Darcy, para passarem o verão. E é este momento que dita o desenrolar da história. 

Orgulho e Preconceito fala sobre amor, sim, e sobre a vida das cinco filhas dos Bennet que foram criadas pela mãe com um único propósito - casar. Enquanto a irmã mais velha se apaixona por Bingley, é Mr. Darcy que chama a atenção de Elizabeth, mas não pelos mesmos motivos. As duas personagens principais - Elizabeth Bennet (Keira Knightley) e Mr. Darcy (Matthew MacFadyen) - entram imediatamente em conflito. Ambos detentores de um carácter forte, defendem os seus ideais e recusam-se a obedecer a regras convencionais. O preconceito de Lizzy e o orgulho de Mr. Darcy tornam a interacção entre ambos difícil, provocadora e muito interessante, até que ambos se apercebem do sentimento que os une. A dificuldade reside em cada um ser capaz de aceitar o outro.


Para mim, um dos principais motivos para ver e rever o filme é a representação de Keira Knightley. Acho que os papeis históricos e sofridos lhe assentam na perfeição e ela fá-los brilhar de uma forma única. Lizzy transmite delicadeza, inteligência e confiança, é uma personagem cativante que se recusa a ser como a maioria das jovens da sua idade e não aceita casar só porque sim. É notório que a arrogância e austeridade de Mr. Darcy a incomodam, mas o jogo de palavras entre ambos é brilhante, tornando os seus diálogos o meu maior ponto de interesse.

Romances históricos de fazer aquecer o coração são os que elejo como meus favoritos e este tem lugar cativo no meu pódio já faz alguns anos. Não é rico em cenas românticas típicas. É ajustado ao tempo que retrata e, como tal, a contenção na demonstração de afectos é tida em conta. O romance está no olhar, no toque, mas essencialmente nas palavras. Essas fazem o trabalho e é esse pormenor que me faz considerar o filme tão mágico.

Publicações Relacionadas

14 Comentários

  1. Oh, que descrição tão bonita, Inês! Acreditas que nunca vi o filme (nem nunca li o livro)? Sinto-me muito inculta neste momento mas...com muita vontade para ver e ler! E concordo contigo: acho que este género de papéis lhe assenta como uma luva :)

    Um beijinho grande e obrigada por todo o carinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena se gostas deste tipo de histórias de época :)

      Eliminar
  2. Esse filme é o meu favorito *dos favoritos*, e o livro de onde é baseado o filme é talvez um dos meus preferidos também. Foi com o "Orgulho e Preconceito" que fiquei apaixonada pela Keira, e desde então sigo-a para todo o lado! Adoro romances históricos, sou mesmo tonta por eles, ahah :)

    Beijinhos!
    Sónia Rodrigues Pinto
    http://www.shewrites.pt

    ResponderEliminar
  3. Acreditas que nunca vi o filme nem li o livro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá-lhe uma hipótese é depois partilha a tua opinião ;)

      Eliminar
  4. Gostei do post embora não tenha lido o livro nem visto o filme!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto, mas TANTO deste filme! E aquele dialogo entre eles no final deixa-me sempre com borboletas na barriga: "You have bewitched me, body and soul and I love you. And wish from this day forth never to be parted from you" E SÓ MARAVILHOSOOOOO! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  6. Que publicação maravilhosa de se ler. Nunca li o livro e há coisa de 2 anos é que vi o filme: uma única vez. E gostei bastante... Acho que não tem como gostar.
    Talvez o reveja por esses dias.

    ResponderEliminar
  7. Adorei ambos, o livro e o filme :) infelizmente foi o único livro que li da Jane Austen, tenho de "recuperar"! Adorei a tua descrição, se nunca tivesse visto o filme, veria-o depois de ler isto :P

    ResponderEliminar
  8. Que bom também participares!!! :)
    Confesso que prefiro o livro ao filme, talvez por nunca ter conseguido ir realmente com a cara da Keira Knightley, mas é uma história incrível!


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  9. Nunca vi o filme, mas já li o livro e adorei! É um romance espectacular, sem palavras!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Para mim, é das melhores histórias! Adoro o livro e o filme. Tenho que voltar a rever/reler ambos *.*

    r: Obrigada por teres partilhado a publicação!

    ResponderEliminar